Esta foto foi tirada num almoço de adesão ao poeta e crítico Gilberto Mendonça Teles, que então comemorava 50 anos (nascera em 1931). Nela
Estamos eu e Denise, mestrandos da UFRJ; o amigo e escritor Virgílio Moretzsohn Moreira, hoje falecido; e o homenageado (à esquerda de nós).
Um detalhe curioso é que a esse almoço compareceu Carlos Drummond de Andrade, amigo de Gilberto, que escreveu um dos melhores livros sobre o artesanato do poeta (“Drummond, a estilística da repetição”. Mineiramente discreto, ele falava pouco; comportava-se mais como um atento observador do movimento.
Eu e Denise fomos apresentados por Virgílio ao autor de “José”, que, sabendo da nossa origem, fez comentários elogiosos à gestão de Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque no reitorado da UFPB.
Infelizmente não houve foto com o nosso maior poeta. Um pouco por falta de oportunidade, um pouco por constrangimento meu em lhe pedir isso. Consolo-me pensando que naquela época não havia a obsessão e a facilidade do registro fotográfico, com os celulares e suas selfies. É um consolo pífio; a falta de uma foto com ele em uma de minhas paredes bem que dói!