Quando visitei a National Gallery, em Londres, fiz questão de posar ao lado dessa tela. Charles Darwin é uma das minhas grandes admirações. O evolucionismo, do qual foi pioneiro, concorreu para clarificar a posição do homem na natureza e, com isso, mudar para sempre a visão que ele tinha de si mesmo.

Desconhecer Darwin é menosprezar a ciência e dar espaço ao obscurantismo, ignorando um dos mais importantes legados da civilização.

Publicado por Chico Viana

Chico Viana (Francisco José Gomes Correia) é professor aposentado da UFPB e doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em sua tese, publicada com o título de O evangelho da podridão; culpa e melancolia em Augusto dos Anjos, aborda a obra do paraibano com o apoio da psicanálise. Orientou cerca de 37 trabalhos acadêmicos, entre iniciação científica, mestrado e doutorado, e foi por dez anos pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Desde muito jovem começou a escrever nos jornais de João Pessoa, havendo mantido coluna semanal em A União e O Norte. Publicou cinco livros de crônicas.

Deixe um comentário